A enfermeira-chefe do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde (CHPVVC), Enfª Irene Cerejeira, foi a vencedora do prémio de mérito atribuído, pela primeira vez, no âmbito do “Nascer Positivo” – II Encontro Internacional de Novos Paradigmas no Nascimento.
O prémio evidencia o reconhecimento do contributo da Enfª Irene Cerejeira e surge no âmbito das mudanças de paradigma do conceito de nascimento.
Esta profissional é membro da Mesa do Colégio da Especialidade em Saúde Materna e Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros, definindo o conceito de “nascer positivo” na orgânica e no quotidiano do Serviço de Obstetrícia do CHPVVC.
O Serviço começou por implementar inovações, baseadas na evidência científica, nas sessões de intervenção em grupo sobre a preparação para o parto no solo e, depois, em meio aquático e foi institucionalizado o Plano de Parto, bem como a Consulta Multidisciplinar do Plano de Parto, entre os casais grávidos, o médico e a enfermeira especialista em enfermagem de saúde materna e obstétrica.
Com o crescimento da equipa, aumentou a oferta de melhorias à disposição dos casais grávidos, nomeadamente uma preparação para a parentalidade, também atualizada e centrada nas necessidades dos casais.
O prémio obtido chega com 500 euros que vão ser aplicados em mais formação para os enfermeiros especialistas do Serviço.
