A Póvoa de Varzim está aberta para o mundo, foi o que salientou o presidente da Câmara, Aires Pereira, no passado sábado à tarde, aquando da inauguração da nova Loja Interativa de Turismo, em parceria com a Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP).
Aires Pereira, inaugurou este espaço da responsabilidade da Turismo Porto e Norte de Portugal, ER, neste ato representada por Isabel Castro, a quem coube a apresentação da Loja e das suas potencialidades.
Isabel Castro anunciou que “somos a única região no mundo que estamos ligados em rede”, esclarecendo que “a Loja vai permitir aos turistas terem informação 24 horas por dia e com os equipamentos instalados, a Póvoa passou a estar ligada ao mundo.
A Loja promove e vende porque os empresários poveiros poderão vender os seus produtos numa rede de 73 lojas com uma loja online. Tudo o que seja serviços pode ser comprado pelo mundo. Tudo o que seja produtos pode ser comprado pelos habitantes dos 25 países do espaço Schengen com entrega na morada do cliente. O Presidente conseguiu dar aqui um canal de distribuição aos empresários da Póvoa”.
O edil transmitiu que “a Póvoa, os poveiros e as nossas empresas passam a ter aqui um instrumento de divulgação gratuito daquilo que são as suas atividades e produtos, ou seja, a Póvoa passou a existir nos 70 destinos da Europa onde o Porto e Norte de Portugal tem lojas.
Também passou a existir em todas as Lojas Interativas do país – 73 – onde qualquer pessoa pode consultar a agenda cultural, o hotel onde quer ficar, o percurso que quer fazer, a loja que quer visitar. É um passo enorme que damos no sentido da modernidade e de levar a Póvoa a todos os cantos do mundo”.
Aires Pereira fez questão de referir alguns números que revelam a importância do setor do Turismo na Póvoa de Varzim: “tem três hotéis de 4 estrelas, dois hotéis de 3 estrelas, cinco hotéis de 2 estrelas, um parque de campismo de 4 estrelas. Em alojamento local, temos cerca de 140 unidades (22 estabelecimentos de hospedagem, 23 moradias e 95 apartamentos).
Quanto ao número de dormidas passamos de 133.390, em 2012, para fecharmos 2016 com 172.693 e o número que temos para fechar 2017 já ultrapassa as 250 mil”. Face a estes números, Aires Pereira alertou para “a necessidade que temos de rapidamente termos novas unidades. Nesta altura, já estão algumas a serem projetadas e a avançarem, e que serão uma resposta para termos maior capacidade de alojamento”.
O Presidente chamou a atenção para o facto de “termos um produto que mais ninguém tem, ou seja, a proximidade do Aeroporto e do Porto e a praia. Além disso, temos os poveiros, que são muito bons a receber. Temos um tecido comercial moderno que tem vindo a renovar-se”.
O autarca aproveitou para anunciar que dentro de alguns anos haverá um ponto muito interessante em temros de rota arquitetónica na cidade: será “a Casa das Associações, Centro de Exposições e Espaço Multimédia nos terrenos adjacentes à Biblioteca Municipal.
Este projeto será desenhado pelo arquiteto Siza Vieira, que “aceitou este desafio, o que para nós será uma enorme honra poder contar com uma obra de referência desse arquiteto ímpar da arquitetura portuguesa”.
