Desapareceu, esta sexta-feira um dos maiores vultos da cultura poveira: Padre e Professor João Marques. A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim decretou três dias de luto pelo falecimento do Professor Doutor João Marques.
Com uma carreira notável ligada ao ensino e às letras, foi amigo de José Régio e outras proeminentes figuras da cultura portuguesa. como amigo do cineasta Manoel de Oliveira, participou, por diversas vezes, como assessor do realizador português. Autor de diversos livros, era Catedrático Jubilado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Em memória deste ilustre poveiro, D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, irá celebrar uma Missa, este sábado, dia 7 de março, às 10h00, na Igreja da Misericórdia.
O funeral está marcado para domingo, 8 de março, às 11h00, na Igreja da Misericórdia.
Homenageado no Dia da Cidade
Foi em 1995, que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim deliberou atribuir ao Prof. Doutor João Francisco Marques a Medalha de Reconhecimento Poveiro, de grau prata, “traduzindo a gratidão pelos múltiplos serviços que, como Professor e Investigador, tem prestado à Póvoa de Varzim e ao seu concelho”.
Recorde-se que, ainda na passada semana e no decorrer do Correntes d’Escritas, o Professor João Marques participou na apresentação da Obra Completa do Pde. António Vieira por ser um dos seus organizadores. Obra que foi oferecida ao papa Francisco na passada quarta-feira, em Roma.