Alerta Máximo para risco de Incêndios

Devido às altas temperaturas que se têm feito sentir e vão continuar nos próximos dias, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) colocou esta segunda-feira 13 distritos em alerta vermelho, o mais grave de quatro níveis, devido ao aumento do risco de incêndio rural provocado pelo calor esperado para os próximos dias.

Os distritos que estão agora no nível máximo de alerta são Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Porto, Portalegre, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Segundo a Proteção Civil, o período crítico foi prolongado até 15 de outubro e, até lá, devem ser asseguradas medidas preventivas, não sendo permitida a realização de queimadas, fogueiras para recreio ou lazer ou para confeção de alimentos, ou queimar matos.

Estão ainda proibidos o lançamento de qualquer tipo de foguetes, fumar ou fazer lume nos espaços florestais e vias que os circundem.

Assim, o Governo informou decidiu prolongar até 15 de outubro o período crítico de incêndios no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, tendo o Ministério da Administração Interna anunciado que o dispositivo de combate aos incêndios rurais seria também prolongado, na sua capacidade máxima, até 15 de outubro.

Alerta Máximo para risco de Incêndios

Noticias |