Dia Mundial do Teatro… sem teatro nos palcos

Amanhã, 27 Março, é Dia Mundial do Teatro. Na Póvoa de Varzim, em Portugal e um pouco por todo o Mundo, não haverá Teatro!

A Varazim Teatro tinha programado para as comemorações do Dia Mundial do Teatro a estreia do espetáculo Bichos, a partir dos contos Vicente e Miúra, de Miguel Torga, com encenação de José Caldas.

Amanhã não se estreará Bichos, porque amanhã não haverá teatro.
O fecho dos Teatros, o distanciamento social exigido pelo combate à pandemia e o estado de emergência decretado, determinam que amanhã, nos palcos portugueses e um pouco por todo o mundo, não haja Teatro. Poderá haver sinalizações da data, sim.

Mas não haverá Teatro.
O Teatro faz-se de uma comunhão estreita e insubstituível com o público. De um respirar conjunto. Que amanhã não poderá acontecer.

Amanhã não haverá Teatro.
A Varazim Teatro, assim como muitas estruturas no país, por questões de saúde pública, estão impedidas de exercer a sua função. Os teatros estão fechados e as Companhias com os projetos suspensos, com as estreias e carreiras dos espetáculos adiadas para data incerta, com apresentações canceladas das quais não haverá retorno. Sem qualquer apoio da tutela, a Varazim Teatro, que apesar de estar elegível para apoio do Ministério da Cultura através da DGARTES não viu a sua candidatura apoiada (assim como outras estruturas), tem neste momento o desafio de manter os postos de trabalho e não falhar com as famílias que deles dependem. Aguardando por medidas governamentais que possam contribuir para, a preservação desses postos de trabalho e na proteção às pessoas que deles dependem, a Varazim Teatro está desde o início desta situação imprevista e anómala, empenhada em encontrar as melhores formas de salvaguardar as pessoas no imediato e garantir a sua própria existência enquanto estrutura no futuro.

Também tem a Varazim Teatro o desafio de corresponder ao seu público, aos cidadãos que se vêem privados do acesso à fruição cultural: na vertente das artes performativas, museus, bibliotecas… Assim, no sentido de corresponder àqueles que se vêm privados momentâneamente deste seu direito, a Varazim Teatro disponibilizará para assinalar o Dia Mundial do Teatro, seis espetáculos de Teatro:

Quem: A Varazim Teatro

Quando: A partir das 00:00 do dia 27 de Março de 2020 até às 23:59 do dia 29 de Março de 2020

O Quê: 6 espetáculos de Teatro online para 72 horas

Onde: Duas Listas de Reprodução no seu canal do youtube Dia Mundial do Teatro e Dia Mundial do Teatro – Infância onde serão disponibilizadas as seguintes peças de teatro:

Dia Mundial do Teatro
Contracurva (2008)
Sede (2009)
Fronteiras em Desertos (2015)
Tragédia de Prósfygas I. Prólogo (2016)

Dia Mundial do Teatro – Infância
Se os Tubarões Fossem Homens (2011)
A Fada Oriana (2016)

Porquê: Porque amanhã é Dia Mundial do Teatro e não haverá Teatro!

Nestas Listas de reprodução a Varazim Teatro passará também a leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro 2020. Este ano a honra de escrever a mensagem foi atribuída Shahid NADEEM, Paquistão dramaturgo e o diretor do Teatro Ajoka.

No seguimento do acima explicitado e de acordo com o Artigo 78º da nossa constituição “Todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o património cultural. ” Durante 72 horas estes espetáculos da Varazim Teatro poderão ser vistos, ou revistos, em família e a partir de casa.

Este é o Dia Mundial do Teatro possível. Sem estreias e sem encontros, mas com uma ponte entre quem o fez e quem o frui.

(Eduardo Faria)

Dia Mundial do Teatro… sem teatro nos palcos

| Noticias |
About The Author
-