Igreja da Lapa: Cortejo dos Fachos abriu início das comemorações dos 250 anos

Tal como a Norte Litoral Tv noticiou no programa “Cidade Litoral”, arrancou a 27 de fevereiro, o programa comemorativo dos 250 anos da Igreja da Lapa (1772-2022) com o Cortejo dos Fachos.

Várias centenas de pessoas participaram neste cortejo que teve início na Praça do Almada, em frente aos Paços do Concelho, e terminou na Igreja da Lapa. Neste percurso, houve uma pequena paragem na capela de S. Tiago para acolher o andor de Nossa Senhora da Lapa, do Grupo Coral da Lapa e da tocata do Rancho Tricanas da Lapa que acompanharam o cortejo pela Rua 31 de Janeiro até à Igreja da Lapa, momento em que se registou a atuação do Coro Capela Marta e do poeta Aurelino Costa com a declamação da “Ladainha das Lanchas” de António Nobre.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou na iniciativa e disse tratar-se “um momento muito importante na nossa memória coletiva. Foi a 27 de fevereiro de 1892, já lá vão 127 anos, que na entrada da barra da Póvoa de Varzim morreram mais de 60 pescadores desta comunidade”.

Neste sentido, Aires Pereira transmitiu que “um povo sem memória é naturalmente um povo sem história e dificilmente terá futuro”, acrescentando tratar-se de “um novo capítulo para que todos os anos, neste dia, façamos esta homenagem à comunidade piscatória e todos os que perderam a vida no mar quer seja nesse longínquo 1892 quer seja todos os dias como infelizmente a nossa comunidade tem sido fustigada por demasiadas mortes no mar”.

Para o presidente da câmara da Póvoa de Varzim “este momento que hoje aqui vivemos de reencontro com a história e com a nossa memória é algo que naturalmente nos marca a todos e fez com que esta enorme multidão se fosse juntando ao longo desta caminhada”, transmitindo uma enorme alegria pela participação massiva neste primeiro momento.

Aires Pereira deixou o apelo para que toda a comunidade se envolva nestas comemorações e participe dando o seu contributo para a exposição que será feita.

O Pároco da Lapa, Padre Nuno Rocha, também manifestou a sua alegria pela elevada participação da comunidade no cortejo que oficialmente marca a abertura das comemorações dos 250 anos da fundação da Igreja da Lapa a terminar em 2022. “Queremos prolongar no tempo toda esta alegria e força com a presença de tantos que procuram viver a sua fé, costumes e tradições”, transmitiu, revelando que “estas comemorações ao longo dos próximos anos têm vindo a ser preparadas com vários eventos e há uma comissão organizadora para esse efeito que conta com o apoio principal da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e ainda Agrupamento de Escolas Cego do Maio e a associação Leões da Lapa F. C., bem como as associações da paróquia”.

(Fonte: CMPV)

Igreja da Lapa: Cortejo dos Fachos abriu início das comemorações dos 250 anos

Noticias |