João Trocado (PS) apresenta-se à Câmara da Póvoa: “alma e coragem poveira”

João Trocado, poveiro, 40 anos, economista de profissão, apresentou-se esta manhã de sábado, dia 20, como candidato à presidência da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim pelo PS, às próximas eleições Autárquicas.

Sob o lema “Alma e coragem poveira” e com vontade de “soltar amarras” da política antiga do PSD de “construir obras de milhões” e em vez disso avançar para um trabalho “mais humanista” no município, foi assim que resumiu a razão primordial da sua candidatura à Câmara da sua terra, onde nasceu e viveu toda a sua vida.

João Trocado assumiu-se como “filho e neto de poveiros”, com muito “orgulho”, tendo escolhido o painel de azulejos no cais Norte do porto de pesca da Póvoa como cenário para a apresentação da candidatura às eleições deste ano. Por enquanto, uma apresentação singela, aparecendo apenas acompanhado pela mulher e por alguns jovens socialistas.

A equipa que o acompanha será apresentada mais tarde em data a anunciar, tendo João Trocado assumido que ainda não tinha feito convites a nenhum vereador ou membro da Assembleia Municipal para integrar a lista.

O candidato não quis adiantar nomes de membros da equipa que o irá acompanhar aos diversos órgãos autárquicos, incluindo as freguesias, mas garante que as listas estão alinhavadas e quase prontas.

No que respeita a objetivos a defender para o concelho, como estratégia de candidatura, João Trocado referiu-se a algumas áreas que considera serem fundamentais trabalhar a nível municipal, como a Saúde, Habitação, Educação, Mobilidade e uma maior proximidade do trabalho autárquico às reais necessidades da população sem enveredar por “obras faraónicas”.

João Trocado frisou que conhece bem os dossiês da política autárquica, devido ao trabalho ao longo de anos na Assembleia Municipal da Póvoa (entre 2009 e 2017). Lembrou o trabalho também na concelhia do PS, que dirige nos últimos três anos.

O candidato sublinhou “batalhas como a do investimento no centro hospitalar que o levou à Assembleia da República, desafiando o próprio governo socialista e desbloqueando um importante investimento para o nosso concelho”.

Também salientou “a luta pela desagregação de freguesias”, já que João Trocado pretende “devolver a palavra à população” e assim “respeitar o legado histórico e cultural das freguesias poveiras”.

Ainda no tocante às prioridades definidas por João Trocado, a Educação é uma área que considera estar “descuidada” referindo-se aos “atrasos sucessivos nas obras das escolas”.

Na Mobilidade, o candidato do PS entende que fazem falta “autocarros que levem as pessoas até às zonas industriais a tempo de chegarem ao trabalho de manhã”, propondo serviços de autocarros que liguem todas as freguesias e que garantam uma articulação com o transporte escolar e o metro.

Quanto à habitação, João Trocado quer um mercado de arrendamento que torne as casas acessíveis aos jovens poveiros que pretendem sair de casa dos pais e começar a sua vida independente no seu próprio concelho.

Acrescenta que o município deve procurar atrair mais empresas, tornando o tecido económico mais atrativo e mais dinamizador de empregos para que não aconteça, como no seu caso e muitos dos seus colegas, que quando saíram da Faculdade tiveram que ir trabalhar para fora da sua terra.

Reportagem vídeo aqui:

João Trocado (PS) apresenta-se à Câmara da Póvoa: “alma e coragem poveira”

| Autárquicas, Noticias |
About The Author
-