Póvoa de Varzim: Natal no Museu até meio de Janeiro

O Museu Municipal tem patentes duas exposições: uma de presépios tradicionais e outra alusiva às tradições natalícias há três e quatro gerações atrás.
Ambas vão estar à sua espera até dia 14 de janeiro.

“Presépios no Museu Municipal” e “Como se brincava no tempo dos nossos pais, avós e bisavós – As tradições de Natal” pretendem mostrar como este momento especial era particularmente estimado por ricos e pobres, que encontravam neste período mil razões e modos de o comemorar.

Para além das variadíssimas representações da Natividade de Jesus, de cariz artístico erudito ou mais popular, há a acrescentar a Árvore de Natal. Esta influência vinda do exterior foi-se impondo ao longo do século XX e é hoje, assumidamente, uma presença obrigatória nos lares nacionais.

Para recordar outros usos e costumes do Natal Poveiro, atual e passado, a exposição “Como se Brincava no Tempo dos Nossos Pais, Avós e Bisavós” será enriquecida com uma luxuosa Árvore de Natal e representações de cenas domésticas como a Ceia tradicional poveira, não esquecendo os objetos usados nos jogos, brincadeiras e cantares que animavam a quadra festiva.

 

Póvoa de Varzim: Natal no Museu até meio de Janeiro

Noticias |