Está a chegar a Tempestade Dora, um fenómeno meteorológico que está a provocar a subida da intensidade do vento, da chuva e também uma descida das temperaturas.
A agitação marítima acionou o Aerta laranja para o norte de Portugal com ondas que podem atingir os sete metros.
A Proteção Civil sublinha ainda que a tempestade Dora também pode provocar inundações e lençóis de água na estrada, por isso, os condutores devem estar particularmente atentos a esta situação.
Como acontece habitualmente, o Serviço Municipal de Proteção Civil deixa alguns conselhos para as próximas horas e dias.
Assim, o SMPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção, nomeadamente:
. Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
. Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água;
. Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
. Retirar das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens;
. Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atenta para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude de vento mais forte.
Esteja atento às indicações das autoridades e siga as alterações do estado do tempo em www.ipma.pt
