O Ministério da Agricultura e Alimentação deu a garantia de que vai dragar ainda este mês 60 mil metros cúbicos de areia do porto de pesca da Póvoa de Varzim.
Mas o Ministério liderado por Maria do Céu Antunes não explicou as queixas da DGRM (Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos) de que o corte de quatro milhões de euros no orçamento põe em causa a execução do plano plurianual de dragagens dos portos do norte.
Em declarações ao JN, o Ministério referiu que, após o levantamento topohidrográfico executado, vai ser dragada a quantidade de 60 mil metros cúbicos de areia, sendo que os trabalhos arrancam até ao final do corrente do mês.
No porto poveiro, o assoreamento já é bem visível, o que está a preocupar os pescadores. Junto ao cais de abastecimento das embarcações, é evidente uma enorme “praia” que impede a utilização de uma das bombas. Os pescadores têm que fazer manobras de desvio do banco de areia com cerca de 30 metros de diâmetro.
