Esta segunda-feira fica marcada pelo falecimento de José de Azevedo, aos 88 anos de idade. Homem bem conhecido da Cultura da Póvoa de Varzim, uma referência do jornalismo poveiro, que foi ainda presidente da Câmara da Póvoa de Varzim entre 1978 e 1980.
Antigo funcionário da Marinha, José de Azevedo foi escritor, jornalista, dinamizador cultural com a criação de peças de Teatro de Revista. Era Grão-mestre fundador da Confraria dos Sabores Poveiros.
Entre muitos reconhecimentos e distinções, José Azevedo foi distinguido, pelo Município Poveiro, em 1995, com a Medalha de Prata de Cidadão Poveiro. Foi ainda agraciado pela Marinha Portuguesa em janeiro de 2018, com a Cruz Naval 1ª Classe pela “elevada competência, extraordinário empenho e relevantes qualidades pessoais”.
Na entrada do edifício do Mercado Municipal, a Câmara descerrou em junho de 2019, uma placa com o seu nome. A propósito da homenagem, o presidente da Câmara, Aires Pereira, referiu que José de Azevedo “está no coração de todos os poveiros pelo seu serviço em prol da cultura da cidade”.
PRESIDENTE DA CÂMARA DECLARA LUTO MUNICIPAL
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim; Aires Pereira, decretou Luto Municipal, pelo falecimento de José António Ribeiro de Azevedo, nos dias 12,13 e 14 de junho de 2023.
Durante o período de Luto Municipal, a bandeira do Município da Póvoa de Varzim estará colocada a meia haste, em todos os edifícios e equipamentos da Autarquia.
A NLTV endereça à família os mais sentidos pêsames.
