Os oito municípios associados da Lipor têm ativas 61 hortas urbanas, com cerca de 1.800 pessoas envolvidas em quase 16 hectares de área de cultivo, mas já existem mais de três mil pessoas em lista de espera.
São dados do projeto “Horta à Porta”, que a Lipor, associação intermunicipal que gere os resíduos de oito municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP), desenvolve em parceria com as autarquias envolvidas.
Ao todo, há 2.147 talhões cultivados “em modo de produção alimentar sustentável”, entre hortas em instituições, municipais e espontâneas.
Na Maia, há 12 hortas, 394 talhões e 35.892 metros quadrados, seguindo-se Matosinhos, com 13 hortas, 435 talhões e 22.202 metros quadrados.
O projeto estende-se ainda a Gondomar, com oito hortas e quase 14 mil metros quadrados, Valongo, com quatro hortas que permitem 227 talhões, Póvoa de Varzim (quatro hortas, 211 talhões), Vila do Conde (duas hortas, 81 talhões) e Espinho (três hortas, 43 talhões).
