O Instituto Português do Mar e de Atmosfera colocou seis distritos em alerta devido aos valores elevados das temperaturas máximas.
Segundo as previsões meteorológicas, no Porto e em Faro são esperados 28 graus de temperatura máxima, enquanto Lisboa contará com 33. Em Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco o termómetro vai rondar os 35 graus. Castelo Branco vai chegar aos 37 graus nos dois dias. Para Beja previsão é de 38 graus.
As temperaturas elevadas, aliadas a uma humidade relativa do ar entre 20 e 30 por cento nas regiões do sul e do interior norte e centro e a vento moderado, também levaram a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a alertar para o risco de incêndio com níveis muito elevados.
O aviso de agravamento de perigo de incêndio florestal tem em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que prevê vento moderado (até 35 quilómetros por hora), com possibilidades de rajadas até 60 quilómetros junto à costa e nas terras altas do litoral a partir da tarde de hoje.
A Proteção Civil lembra que são proibidas queimadas ou outras fogueiras ou lançar balões com mecha acesa ou qualquer tipo de foguetes, bem como fumar em espaços florestais.
