Cidades geminadas na festa de Eschborn

 

Uma delegação da Póvoa de Varzim – representantes da Câmara Municipal e da Associação Póvoa de Varzim Cidades Geminadas – esteve no último fim de semana em Eschborn, na Alemanha, para participar na Eschenfest, uma festa tradicional local.

O grupo participou nesta festividade anual da cidade, onde esteve ainda em contacto com elementos de Montgeron (França) e Zabar (Malta), as outras duas cidades envolvidas neste pacto de geminação.

No primeiro dia – sexta-feira – aconteceu a receção às delegações, durante um jantar oficial, presidido pelo presidente da Câmara de Eschborn, Mathias Geiger, que salientou a importância da ligação entre estas cidades geminadas para o aprofundamento do conhecimento entre os povos de raiz europeia.

O contacto das cidades tem vindo a evidenciar o desenvolvimento entre as comunidades, quer a nível de fortalecimento da amizade entre os seus elementos quer a nível de instituições e seu funcionamento, como são os casos das instituições sociais Villa Luce (Eschborn), Mapadi (Póvoa de Varzim) e La Volière (Montgeron).

O autarca alemão destacou ainda o papel importante da arte nesta ligação entre povos diferentes, anunciando que, em junho, terá lugar mais um workshop em Villa Luce, que contará com a presença de artistas vindos do Mapadi e de La Volière. De resto, como referiu Geiger, a geminação entre estas cidades tem sido caraterizada como “vibrante e diversificada”.

A propósito recorde-se que decorreu no fim de semana anterior (11 e 12 de maio) o intercâmbio artístico Praça dos Pintores, na Póvoa de varzim, que recebeu também quatro jovens da Escola Secundária de Eschborn.

De seguida, também usou da palavra a vereadora da Câmara da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, que juntamente com a vereadora Sílvia Costa, representou o município poveiro. A responsável pelo pelouro da Coesão Social destacou a crescente importância deste tipo de parcerias como um contributo positivo e determinante para o engrandecimento dos laços europeus, numa contemporaneidade em que a busca pela paz entre os povos deve ser o pano de fundo de todos os contactos que efetuamos.

No sábado, a arte voltou a estar presente na visita através da incursão à exposição no edifício da Bolsa Alemã, em Eschborn, onde se encontra patente a mostra sobre os 20 anos da entidade com uma impressionante Mostra de Fotografia Contemporânea.

Sábado foi também o grande dia da festa no centro de Eschborn com a realização de uma feira de convívio dinamizada pelas associações locais. Todas tiveram oportunidade de colocar nas barraquinhas de rua os seus produtos: artesanato ou ‘comes e bebes’. 

No decurso deste festival, em que a cerveja e a salsicha eram os produtos em evidência, o presidente da Câmara abriu caminho até uma galeria de arte, onde procedeu à abertura da exposição de pintura de um artista de Malta, William Azzopardi. 

Logo a seguir ao jantar, realizou-se uma sessão de fogo de artifício, com música, que primou pelo colorido e dinamismo, fazendo lembrar as festas de S. Pedro, da Póvoa de Varzim. 

 

A. Santos

Cidades geminadas na festa de Eschborn

About The Author
-