Serão 15, o número de infetados no surto de Covid-19 numa fábrica de conservas nas Caxinas, Vila do Conde. O número total de infetados alastrouainda ao concelho vizinho da Póvoa de Varzim.
A fábrica Gencoal emprega cerca de 400 trabalhadores e está vocacionada para produção e exportação de conservas de sardinha, cavala e salmão. Entretanto a área onde foi detetado o surto foi imediatamente fechado para desinfeção.
Todo este caso terá tido origem num familiar da empregada da fábrica de conservas que terá chegado a Portugal recentemente, infectado com o Coronavirus.
Surto alastrou para a Póvoa de Varzim
Há uma grande preocupação nesta altura, já que a população das Caxinas quase se confunde com o núcleo piscatório da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Para além desta realidade, em declarações à TVI, a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, confirmou haver ainda um outro caso relacionado com este surto: a filha de uma das funcionárias da fábrica, residente em A Ver-o-mar, na Póvoa de Varzim, testou positivo para Covid-19 e frequenta uma creche nesta freguesia poveira que, entretanto já foi também encerrada.
Alunos e funcionários ficaram em quarentena.
Entretanto a NLtv apurou que da “Sala dos 3 anos”, onde andava a criança infectada, já existem 4 casos de contágio com Coronavirus, entre as pessoas ligadas à sala.