Covid-19: Sector das Pescas pede apoios ao Governo

Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, depois dos inúmeros pedidos recebidos por parte dos seus associados, veio publicamente apelar à adoção de medidas urgentes do governo, uma vez que o desalento e desanimo, decorrentes da falta de apoio, começam a instalar-se no setor da pesca.

Em três parágrafos, a Associação explica: “Consideramos da máxima importância que os setores de produção, onde se inclui a pesca, continuem em atividade. Contudo, face às condições presentes e face a esta calamidade que a todos nós afeta, deve haver uma adaptação às circunstâncias atuais”.

“Havendo uma clara consciencialização por parte dos pescadores/armadores da necessidade de manterem as suas embarcações em atividade, principalmente porque está em causa a alimentação das famílias portuguesas e num pais de tanta tradição de mar, este é um bem essencial que não pode faltar, seria contudo muito mais vantajoso uma redução do numero das embarcações em atividade, enquadrando-se essa redução na paragem biologia, ou outra paragem equivalente ,por forma a garantir o pagamento dessa imobilização às embarcações que não saíssem para o mar e para as suas tripulações”.

“Assim, é nosso entendimento que o setor da pesca estando devidamente coordenado, deve-se manter em atividade em cerca de 30% da frota nacional, por forma a que não faltasse nos postos de venda peixe fresco para o consumidor. Ao reduzir o numero de embarcações a laborar, consequentemente todos as atividades conexas à pesca podiam reduzir também em cerca de 70%, como é o caso dos funcionários das lotas, tripulantes de terra que tratam do peixe, compradores, entre outros, evitando-se a concentração de pessoas. Com esta solução é nosso opinião que, a mesma não iria ter consequências no consumidor final, pois a situação seria oportunamente revista e, se fosse o caso, alterada em conformidade”.

Dos vários contatos tidos a propósito do assunto, a Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar foi informada que esta medida pode ser enquadrada no PO MAR2020, por forma a obter o financiamento junto da União Europeia.

Covid-19: Sector das Pescas pede apoios ao Governo

| Noticias |
About The Author
-