Arrancaram, no passado sábado, 13 de maio, as comemorações do Dia da Marinha na Póvoa de Varzim. No Largo do Passeio Alegre, entre as 10h00 e as 20h00, decorre até domingo, 21, uma exposição ao ar livre aberta ao público em geral. Visite e ficará a conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela Marinha, em todas as suas vertentes.
Além de estarem expostos diversos veículos e meios usados em situações de combate, busca e salvamento, também há atividades desafiantes para todas as idades. Pode ainda experimentar o batismo de mergulho também disponível no local.
Até dia 21, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00, poderá visitar, no Museu Municipal, a exposição “Marinha e Modelismo” em que estão patentes modelos de navios da Marinha portuguesa de várias dimensões.
O ponto alto das celebrações está marcado para o Dia da Marinha, domingo dia 21 de maio. A cerimónia religiosa terá lugar na Igreja Paroquial Nosso Senhor dos Navegantes, às 9h00, em Vila do Conde e será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.
No final da cerimónia, as altas entidades presentes, a saber, o Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Azeredo Lopes, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e a Presidente da autarquia de Vila do Conde, Elisa Ferraz, irão deslocar-se para a Avenida Infante D. Henrique, em Vila do Conde, para a cerimónia militar e desfile naval, a realizarem-se a partir das 11h00.
(Fonte: CMPV)

