O centro interpretativo da Camisola Poveira tem a partir de hoje, dia 8 de dezembro, afixada a primeira camisola certificado, da autoria de Ana Cândida.
Desde o ano passado que o dia 8 de dezembro é dedicado pelos poveiros ao Dia da Camisola Poveira. A tradição renasceu, assim como o orgulho dos poveiros pela sua peça de artesanato mais representativa.
Esta tarde, o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, procedeu à afixação da primeira Camisola Poveira certificada, que figurará no centro interpretativo, sediado no Centro Coordenador de Transportes da cidade.
Aires Pereira referiu-se à certificação, e citando Armstrong quando pisou a lua, como um pequeno passo, mas que significa um grande passo para todos os poveiros e para a Póvoa de Varzim.
O autarca poveiro considerou ainda que o assumir do orgulho poveiro pela sua tradição desta peça de artesanato engrandeceu graças à usurpação que foi feita pela estilista americana.
Seguiu-se a esta cerimónia uma outra de entrega de diplomas de frequência de cursos de formação e ocupação de tempos livres a formandos que estiveram a aprender a confecionar a camisola poveira de raiz ou a aperfeiçoar a técnica dos bordados tradicionais.
Foram entregues diplomas a 157 formandos, que encheram por completo a sala de espera do Centro Coordenador de Transportes.
O dia 8 de dezembro foi vivido na Póvoa entre os festejos da Senhora da Conceição e as celebrações do Dia da Camisola Poveira.
