Uma educadora da Escola EB1/JI de Pedreira, Argivai, foi agredida na passada sexta-feira por uma mãe no exterior da escola. Hoje, às 17h00, a associação de pais realiza na escola um cordão humano contra a violência.
Durante o fim de semana o episódio de violência escolar chegou ao conhecimento da direção do SPN – Sindicato de Professores do Norte e da Associação de Pais daquele estabelecimento de ensino, pertencente ao Agrupamento de Escolas Cego do Maio da Póvoa de Varzim.
O SPN em comunicado refere que «à saída da escola, uma educadora de infância foi agredida pela mãe de uma criança, já no exterior daquele estabelecimento de educação e ensino, tendo necessitado de tratamento hospitalar.»
Assim, o SPN vai juntar-se à iniciativa de um cordão humano, hoje, às 17h00, promovida pela Associação de Pais da EB1/JI de Pedreira. O sindicato convoca todos os pais e familiares para este cordão humano contra a violência naquela escola, como forma de manifestar repúdio pela violência escolar e solidariedade para com a docente agredida.
«Lamentavelmente, a violência em contexto escolar ou dele decorrente continua a surgir, com demasiada frequência, nas notícias, pelo que é incompreensível que, o Ministério da Educação persista numa atitude de desvalorização das situações ocorridas», refere o SPN em comunicado.
Face a mais esta situação concreta, a direção do SPN manifesta «inteira solidariedade à docente agredida, disponibilizando-se para a apoiar no que esteja ao seu alcance, considera intolerável qualquer situação de violência sobre trabalhadores da educação, docentes ou não docentes, nada justificando ou desculpabilizando um crime especialmente grave, perpetrado num espaço e num contexto em que devem prevalecer relações de respeito mútuo, de civilidade, de hospitalidade», pode ainda ler-se no comunicado do SPN.