Devido ao transporte de uma massa de ar tropical na circulação conjunta com um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte, prevê-se o agravamento do estado do tempo com Chuva persistente e perigo de cheias ou inundações.
O aviso meteorológico inicia-se, esta terça-feira a partir das 15h00, com Alerta Amarelo que passa a Laranja esta quarta (a partir das 9h da manhã) mantendo-se até quinta-feira, devido a ocorrência de períodos de chuva nas regiões Norte, que será por vezes forte e persistente, em especial no litoral.
Os valores acumulados de precipitação no total dos referidos três dias poderão atingir entre 100 a 200 mm no Minho e Douro, concentrando-se a maior parte da precipitação na manhã do dia 25 e o final da manhã de dia 26, quinta-feira.
O vento irá aumentar de intensidade a partir da tarde de dia 24, esperando-se o período com vento mais intenso entre a tarde de dia 25 e o início da manhã de dia 26 com rajadas até 90 km/h, nas terras altas das regiões Norte e Centro.
Devido a esta situação, o IPMA já emitiu avisos meteorológicos para os próximos dias: Aviso Amarelo durante o dia de hoje, passando a Alerta Laranja a partir de amanhã.