Município da Póvoa investe em máscaras transparentes

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, tendo em vista a facilitação do contacto entre as pessoas, adquiriu máscaras para os seus funcionários, que permitem a visualização dos lábios. É assim facilitada a comunicação para quem não tem audição.

“Ao longo dos últimos anos temos vindo a trabalhar em várias questões ligadas à inclusão, incluindo muitas preocupações com a integração da comunidade surda”, refere Andrea Silva, A vereadora da Coesão Social.

A vereadora explica ainda: “reparei nesta época de pandemia que muitos dos nossos funcionários e utentes surdos nos pediam para tirar a máscara quando falávamos com eles, porque tinham dificuldade em nos perceber. Por isso procurámos adquirir as máscaras especiais com uma área transparente à frente da boca”.

Alguns elementos da autarquia com surdez ouvidos na reportagem da Norte Litoral TV são unânimes em referir com agrado que assim é muito mais fácil de comunicar devido à leitura labial.

“Um pormenor muito simples”, frisa Andrea Silva, mas que para estas pessoas é “muito importante” nesta altura de pandemia, em que temos que usar máscara obrigatoriamente.

Também nos últimos tempos, a Câmara da Póvoa de Varzim tem promovido formação em linguagem gestual e, nalguns eventos, contratou tradutores para o efeito.

Município da Póvoa investe em máscaras transparentes

| Noticias |
About The Author
-