O município da Póvoa de Varzim elaborou, em 2022, o diagnóstico do concelho relativamente ao Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação. Neste âmbito, têm sido promovidas uma série de iniciativas, sendo a mais recente a realização de uma formação dos parceiros da Rede Social sobre a temática da violência contra idosos.
A vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal, Andrea Silva, fez questão de marcar presença na ação de formação e sublinhou a importância deste tipo de eventos para que os formandos estejam mais preparados para sinalizar, intervir e prevenir os fatores de risco da violência no âmbito do desempenho do seu papel de cuidadores de pessoas idosas.
Realizada em parceria com a APAV e a Fundação Calouste Gulbenkian, a formação “Portugal mais Velho” visou impulsionar a consciencialização pública para o desenho e implementação de políticas públicas na área do envelhecimento.
Para tal, a ação de formação dividiu-se em três módulos de aprendizagem: violência contra pessoas idosas; fatores de risco e fatores protetores na violência contra pessoas idosas; e violência contra pessoas idosas e prestação de cuidados profissionais.
