A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem realizado uma série de iniciativas no sentido de estimular a profissionalização do trabalho artesanal, alavancar o empreendedorismo local e aumentar a escala de micro negócios ligados ao artesanato poveiro.
O município tem vindo a promover ações, designadamente em relação à aprendizagem da técnica da Camisola Poveira, à sua comercialização online e exportação para novos mercados.
Na sequência desta aposta, o Município promoveu a realização de uma Sessão de Esclarecimento sobre o “Estatuto do Artesão e da Unidade Produtiva Artesanal”, no Centro Póvoa Empresas, na qual participaram cerca de 40 artesãs poveiras.
O reconhecimento do estatuto de artesão é feito através da atribuição de um título designado por “Carta de Artesão”, cuja candidatura é gratuita e válida por 1 ano, com possibilidade de renovação.
A Carta do Artesão confere a quem faz do artesanato o seu trabalho a garantia de várias vantagens: beneficiar de apoios do Estado para o setor das Artes e Ofícios (por exemplo, apoios à modernização dos processos de fabrico ou medida de apoio excecional COVID 19 do IEFP), participar nas principais feiras de artesanato nacionais, aceder em condições vantajosas e de forma simplificada ao selo “Portugal Sou Eu” e a produtos certificados, por exemplo.
“Ao mesmo tempo em que os detentores de Carta de Artesão veem aumentado o reconhecimento público desta área de trabalho enquanto atividade profissional, também se ajuda a proteger a cultura portuguesa, na medida em que se preserva o património local e nacional, garantindo a qualidade dos nossos produtos e a sua diferenciação dos demais”, refere a Câmara poveira em nota publicada no seu portal.
Mais informações podem ser pedida pelo email gpao@cearte.pt ou contactando a Câmara Municipal pelo telefone 252090193.