Póvoa: Evolução positiva da população, confirma  Census2021

A Póvoa de Varzim está entre os apenas 50 municípios de Portugal que, em 10 anos, conseguiram registar uma evolução positiva da população.
Esta conclusão surge num estudo apresentado ontem, no Instituto Nacional de Estatística (INE), em Lisboa, intitulado “O que nos dizem os Censos 2021 sobre dinâmicas territoriais” e amplamente divulgado hoje pelos órgãos de comunicação social nacionais.

Esta evolução é reflexo da política fiscal favorável praticada no Município, com IMI no valor mais baixo permitido por lei desde 2012, que sai agora reforçada com a grande aposta da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em dar respostas eficazes aos problemas habitacionais locais; nomeadamente através do investimento previsto no Plano Estratégico 2020/2030 e, mais concretamente, na Estratégia Local de Habitação (ELH).

A nossa ELH abrange um investimento total previsto de 26 milhões de euros, verba que será alocada à materialização de diversas soluções e diferentes tipologias de habitação. Se considerarmos a medida complementar à ELH, a construção de 150 habitações para jovens a custos controlados, este investimento irá acautelar a proteção do direito à habitação de cerca de 1043 residentes do nosso concelho.

Na Área Metropolitana do Porto, a Póvoa de Varzim foi um dos poucos municípios que registou aumento populacional na última década.

Ao crescimento populacional observado no nosso concelho, junta-se outro resultado muito positivo que é o do aumento considerável do número de habitações na Póvoa de Varzim, que ocupa o segundo mais elevado da região norte do País, ficando apenas atrás da zona histórica da cidade do Porto.

(Fonte: CMPV)

Póvoa: Evolução positiva da população, confirma Census2021

| Noticias |
About The Author
-