É já a partir de 22 de Setembro e até 5 de Outubro que acontece mais um festival de teatro É-Aqui-In-Ócio, na Póvoa de Varzim.
Sob o lema “Caminhando por paisagens de humanidade, em horizontes de Liberdade”, o 15º É-Aqui-in-Ócio celebra os 50 anos do 25 de Abril com um olhar profundo sobre o tema da Liberdade. Propondo através da programação uma série de reflexões e provocações: Que liberdade temos hoje? Que liberdade queremos para o futuro?
Liberdade individual, social, política, de movimento, de expressão, de voto, de protesto, cultural, sexual, de escolha, de pensamento, de ação, de consciência, de ser quem somos. Liberdade para escolher a Paz. Liberdade para decidir o nosso lugar no mundo.
Toda a programação desta edição está intrinsecamente ligada ao valor fundamental da Liberdade, mantendo o compromisso com princípios que têm sido pilares do festival: acessibilidade, inclusão, equidade de género e a sustentabilidade. Estes valores são marcas distintivas do É-Aqui-in-Ócio e continuam a guiar a sua curadoria e evolução.
Nesta edição acolhe, mais uma vez, um expressivo número de espetáculos com audiodescrição e conta com interpretação em Língua Gestual Portuguesa em todas as apresentações com palavra falada. Tem preços de bilhetes a custos controlados, com várias políticas de descontos que promovem o acesso de pessoas em desvantagem social. Para além do acesso de cães guia, permite o acompanhamento de animais de assistência emocional e bilhete gratuito para o assistente pessoal da pessoa com deficiência
O programa de espetáculos decorre de 22 de Setembro a 5 de Outubro de 2024 na Póvoa de Varzim. Com espetáculo de pré-abertura, de 19 a 21 de Setembro, nas freguesias de Terroso, Amorim e Aver-o-Mar.
No outono, É-Aqui, a partir da Póvoa de Varzim, que a Arte põe a Liberdade na boca do mundo!
Este Festival tem apoio institucional da República Portuguesa, Direção Geral das Artes, Comunidade Ibercena, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso.
A Varazim Teatro faz parte da Rede de Teatros Acessíveis, com apoio do BPI e Fundação La Caixa, gerida pela Acesso Cultura.