A iniciativa “Ligue SNS24, Salve Vidas” arrancou em maio, para reduzir a afluência às urgências hospitalares. O Agrupamento de Centros de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde faz balanço muito positivo.
Um projeto experimental na zona de Póvoa de Varzim e Vila do Conde já encaminhou mais de 8.500 utentes para consultas nos centros de saúde, avança diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Póvoa de Varzim/Vila do Conde numa entrevista à rádio Renascença.
No âmbito deste projeto, o acesso aos cuidados de saúde é feito pela linha de saúde. É ao telefone que os utentes são triados e encaminhados para o tipo de cuidados que necessitam, e não desligam até ter consulta marcada no médico de família, se for caso disso.
“Desde 24 de maio até 18 de setembro, o SNS24 fez 23.968 triagens: 26% dos utentes foram encaminhados para o serviço de urgência. Dos restantes, 12.151 foram considerados elegíveis para este projeto: 8.555 tiveram consultas marcada para o médico de família para próprio dia ou para o dia seguinte, em função da necessidade” disse a diretora-executiva do Aces Póvoa de Varzim/Vila do Conde.
“É uma taxa de sucesso de 70%”, sublinha Judite Neves, que adianta que os restantes utentes foram posteriormente contactados para agendar consulta.