Rainha Isabel II: o último adeus

Ao todo foram 11 dias de solenidades, o funeral da rainha Elizabeth II acontece nesta segunda-feira (19 Setembro) na Abadia de Westminster, em Londres.

O caixão da rainha encontra-se no Palácio de Westminster desde quarta-feira da passada semana, quando chegou numa procissão vinda do Palácio de Buckingham. Antes o corpo da rainha já tinha estado em câmara ardente na Escócia, onde faleceu.

Toda a população pôde participar de uma vigília ao caixão da monarca que durou até às 6h30 da manhã desta segunda-feira, dia do funeral, com muita gente a esperar mais de 16 horas em fila, para homenagear a rainha.

O funeral e cerimónias vão de correr na Abadia de Westminster, a partir das 11h00, com a presença de mais de 500 chefes de estado do mundo inteiro. Marcelo Rebelo de Sousa já assinou, na tarde de ontem, o livro de condolências da Rainha, e é um dos chefes de estado presentes.

Portugal está a viver o segundo de 3 dias de Luto Nacional pela morte da Rainha Isabel II, já que a Inglaterra tem com Portugal a mais velha aliança do mundo (a mais antiga aliança diplomática em vigor entre países foi assinada a 13 de junho de 1373 entre a Inglaterra (sucedida pelo Reino Unido) e Portugal, num pacto conhecido como Aliança Luso-Britânica ou Aliança Inglesa).

A operação de segurança é a maior operação de segurança de sempre em Londres. Mais de dois mil agentes de todo o país foram recrutados para ajudar a polícia inglesa nesta operação delicada.
Para as cerimónias fúnebres de hoje são esperadas centenas de milhares de pessoas e foram instaladas mais de 36 quilómetros de barreiras no centro da cidade.

Rainha Isabel II: o último adeus

| Noticias |
About The Author
-