Continua a decorrer o XVII Ciclo de Música Sacra na Igreja Românica de São Pedro de Rates. Os concertos têm entrada livre e o apoio do Município da Póvoa de Varzim.
Depois de um primeiro fim de semana, os concertos seguem-se já este sábado, dia 13 de maio, com o concerto de órgão “Variações para órgão”, por Rui Soares, seguido no domingo, pelo concerto “A frescura sagrada no canto juvenil”, com a participação do Coro Pequenos Cantores de Pevidém, Coro Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos, Coro InfantoJuvenil de Beiriz, e Coro Pequenos Cantores de Rates.
No fim de semana seguinte, a 20 de maio, atua o Ensemble Corde-Voce, dirigido por André Carriço, no concerto “Sonoridades con spirito”, e a 21 de maio, o Coro Voces Verbi, dirigido por Rodrigo Oliveira, no concerto “Na Eucaristia com Maria”.
O Ciclo termina no fim de semana de 27 e 28 de maio, com “Em silêncio com Maria até à Cruz” no sábado, pelo Ensemble da Escola Arquidiocesana de S. Frutuoso (Braga), dirigido por André Carvalho, e “Sub tuum praesidium” no domingo, pelo Coral Ensaio, Sinfonietta Pró-Música e o organista Daniel Sousa, dirigidos por Tiago Carriço.
Até ao final do mês de maio, o evento é promovido pela Melodiartes – Associação Musical e Cultural, com apoio da Junta de Freguesia de Rates, do Conselho Pastoral Paroquial de S. Pedro de Rates e da Associação Pró-Música.
