No âmbito da Peregrinação à Senhora da Saúde, no domingo, 22 de maio, o trânsito irá sofrer algumas alterações, na Póvoa de Varzim e em Laundos.
De modo a alertar a população e facilitar a circulação automóvel em função dos condicionalismos, damos conta das alterações que se irão verificar, a partir das 8h00:
- estará proibido o trânsito nas seguintes ruas: Rua de S. Pedro, Rua de Bonitos de Amorim e Rua Comendador Francisco Quintas.
- a Estrada Nacional 205 também estará com trânsito proibido, entre a Rotunda de Amorim e a Rotunda da Zona Industrial de Laúndos, havendo bastantes indicações acerca das alternativas como E.N. 13 e A 28.
Em concreto na freguesia de Laúndos serão também várias as alterações ao trânsito:
- o estacionamento será proibido a partir das 6h00 do dia 28 nos seguintes arruamentos: Rua da Igreja, Rua Avelino Gomes do Monte, Rua António Martins Simões, Rua Padre Francisco Amorim, Rua Monsenhor Pires Quesado, Rua de S. Félix, Rua Com. Aventino Fernandes Lage, Rua Padre Francisco Santos, Rua 14 de Junho e Rua Fontes das Minas;
- serão de sentido proibido a Rua Comendador Aventino Fernandes Lage e Rua do Recreio.
- serão de trânsito proibido os seguintes arruamentos: Rua 14 de Junho (parte), Rua Monsenhor Pires Quesado, Av. Nª Srª da Saúde, Rua Padre Francisco Amorim, Rua dos Moleiros e Rua de S. Félix.
Para além das alterações ao trânsito, informamos sobre alguns procedimentos que o poderão ajudar neste dia:
- os parques de estacionamento serão na Rua Avelino Gomes do Monte e E.N. 205 (Rua 10 de Dezembro)
- o embarque para os transportes públicos estará situado na E.N. 205 (Rua 10 de Dezembro)
- na Rua Padre Francisco Manuel Santos (junto à casa das promessas) ficará instalado o posto de informações úteis e de apoio ao peregrino.
- a Guarda Nacional Republicana, Polícia Municipal, Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim e Cruz Vermelha estão habilitados a responder a qualquer solicitação dos peregrinos.
Durante o dia da Peregrinação, há transporte de autocarro de Laundos para a Póvoa de Varzim e Vila do Conde. O local de embarque será a 100 metros da Avenida de Nossa Senhora da Saúde, na E.N. 205, direção Póvoa de Varzim.
(Fonte: CMPV)
Peregrinação leva Senhora da Saúde de volta a Laúndos
No dia 28 de maio realiza-se a 71ª peregrinação arciprestal à Nossa Senhora da Saúde, desde a Igreja Matriz da Póvoa de Varzim até ao Santuário de Laúndos e que conta com cerca de 40 mil pessoas que todos os anos fazem o caminho.
Do programa consta a Eucaristia, na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, às 7h30, e no final da cerimónia, pelas 9h00, inicia-se o percurso a pé ao longo de 7 quilómetros que separam a Matriz da Póvoa do altar no terreiro do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, numa procissão comandada pelo andor da devoção, carregado em ombros por pescadores.
Às 11h00, realiza-se a Eucaristia presidida pelo Bispo Emérito de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis, e animada pelo Grupo Coral Paroquial de S. Miguel de Laúndos e pelo Coro Manuel Giesteira (CMG).
Da parte da tarde, às 16h00, tem lugar a recitação do terço, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e cerimónia do adeus. As cerimónias da tarde são animadas pelos coros: Coro Infantil de Amorim e de Laúndos e Pequenos Cantores de Amorim e de Laúndos.
“Com e como Maria acredita”, é o tema para todas as peregrinações a realizar este ano na Arquidiocese de Braga.
Este ano pastoral é dedicado à “Fé Contemplada” inspirado em S. Lucas 1, 45: “Feliz de Ti que acreditaste”.
Entre diversos motivos que ajudam a viver este dia de uma forma ainda mais intensa, destacam-se os sempre belos tapetes de flores dentro do Santuário, reconhecida obra de arte, e fora do mesmo junto ao altar da celebração.