Foi apresentada a segunda edição do Programa Vila Marés, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila do Conde.
A iniciativa está integrada no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas, que pretende promover a adaptação ao meio aquático e iniciação à prática náutica e fluvial a crianças do concelho.
Esta nova edição chegará a 1500 crianças, o dobro da primeira.
O programa, que até agora contemplava apenas os alunos do 4o ano, vai passar a integrar também os do 3o ano. Os mais novos vão fazer as primeiras atividades de adaptação ao meio aquático, aprender a identificar perigos, adotar medidas preventivas e adquirir técnicas de auto-resgate. Para os alunos do 4o ano, o programa manter-se-á semelhante ao da 1a edição, permitindo que estes aperfeiçoem as suas habilidades em atividades náuticas e fluviais, experimentando modalidades como Canoagem, Remo e Stand Up Paddle (SUP). O tempo passado dentro de água é intercalado com atividades complementares, que pretendem desenvolver capacidades socioemocionais.
Na apresentação, foram também dados a conhecer os resultados da primeira edição, considerados amplamente positivos pelos técnicos da Universidade da Maia que acompanharam o projeto, mas também foi ouvida a opinião das crianças que participaram. As respostas dos mais novos variaram entre “foi muito fixe”, “tive algum medo de estar no rio, mas percebi que estava tudo bem” ou “adorei, principalmente o remo”.
Além de promover o desporto náutico e fluvial, este programa da Câmara Municipal de Vila do Conde pretende educar para a segurança no meio aquático.
(Fonte: CMVC)