Póvoa construiu 42 kms de vias suaves

A Câmara da Póvoa faz saber que investiu, nos últimos anos, na criação de 42 Kms de vias de mobilidade suaves.

«No âmbito da valorização da sustentabilidade ambiental e do bem-estar social, o Município da Póvoa de Varzim investiu, nos últimos anos, aproximadamente 6 milhões de euros na criação e manutenção de um total de 42 km em ecovias, ciclovias e passadiços», descreve a autarquia.

Com o propósito de alertar para a necessidade de mudança de comportamentos em relação à mobilidade e em prol do bom ambiente, a Câmara da Póvoa consolidou uma rede de ciclovias e ecovias que cobre, praticamente, toda a cidade:

  • Ciclovia da marginal (4 km);
  • Ciclovias urbanas (9 km) – do Parque da Cidade à Marginal; da Circular Urbana da Cidade (Via B); das escolas à Marginal e de Penalves ao centro cívico;
  • Ciclovia Póvoa de Varzim – Famalicão (18 km) em contacto com a natureza.


Esta última resulta da requalificação e valorização do ramal ferroviário Póvoa de Varzim – Vila Nova de Famalicão, atualmente desativado, permitindo a sua utilização enquanto Ciclovia em pleno contacto com a natureza e o meio ambiente. Este investimento também proporciona uma ligação direta da cidade às restantes freguesias do concelho.


A estas ciclovias e ecovias, juntam-se mais de 13 km de passadiço que atravessam as freguesias costeiras de Aver-o-Mar, Aguçadoura e Estela, terminando no limite do concelho em Esposende. Estes caminhos, além de promoverem o contacto direto com a natureza também dão a conhecer o património, a fauna e flora.

Póvoa construiu 42 kms de vias suaves

| Cultura / Entretenimento |
About The Author
-