S. Pedro só na televisão

A ideia é evitar ajuntamentos. Por isso, a Câmara da Póvoa decidiu que a única “aposta possível” passa por permitir uma atuação das rusgas dos seis bairros da Póvoa de Varzim para a transmissão pela televisão (Porto Canal) na noite de S. Pedro.

Uma forma ainda assim de assinalar a data das grandes festas da cidade.

“Este foi o modelo encontrado para este momento que vivemos e também indicado pelas associações, as quais disseram que, dois anos sem data, seria muito para depois recuperarem o tempo perdido”, afirmou Aires Pereira.

Desta maneira, a autarquia pretende “manter vivas as tradições locais” e, em simultâneo, garantir o apoio às associações de bairro, responsáveis pelas festas, que, pelo segundo ano consecutivo, não se vão realizar nos moldes habituais.

Cada um dos seis bairros – Matriz, Norte, Sul, Belém, Mariadeira e Regufe – terá apenas uma rusga em palco – a rusga sénior – com 12 pares, que serão previamente testados à covid-19 e atuarão previamente. O programa completo vai para o ar às 21:00.

Aires Pereira adiantou ainda que poder-se-á desta forma evitar que os poveiros saiam de casa nessa noite, aproveitando para ver as rusgas pela TV.

Para além da atuação das rusgas, será ainda transmitido um segundo programa sobre as tradições poveiras de S. Pedro, com os tronos (feitos no interior das sedes), as roupas das tricanas e os preparativos para a festa.

S. Pedro só na televisão

| Noticias |
About The Author
-